
Sobre nós


Acreditamos que o turismo pode ser um vetor do desenvolvimento sustentável, aliado da conservação ambiental e capaz de fortalecer a cultura local. Além disso, o turismo é capaz de gerar renda para muitas famílias que dependem desse trabalho para se manter.
A Poranduba foi criada em 2019, com o objetivo de ser uma ponte para aproximar viajantes com o que a Amazônia tem de melhor: sua natureza esplendorosa, diversa, exuberante, e seu povo acolhedor, simples, conhecedor profundo dos mistérios da floresta. Os encantos da Amazônia são muitos, suas riquezas naturais e culturais são indiscutíveis. Mas encontrar os caminhos para se conhecer esse vasto universo nem sempre é uma tarefa simples. A Amazônia pode ser difícil de se decifrar, existem desafios que muitas vezes fazem o viajante desistir, ou os leva a procurar por opções clichês, excessivamente turísticas, onde já não há encanto a ser conhecido.





Pensando nisso, a Poranduba foi criada para facilitar a vida da(o) viajante, conectando ela(e) a destinos na Amazônia que têm muito a oferecer, sempre de forma autêntica e com impacto positivo para o lugar que recebe. Acreditamos que um lugar bom para se visitar é, antes, um bom lugar para se viver. E foi dessa forma que a Poranduba começou, sendo criada dentro de uma comunidade no Rio Negro, longe do turismo de massa, oferecendo experiências originais, conduzidas pelos próprios moradores. Um jeito diferente de se viajar, com mais proximidade, com trocas verdadeiras, em que as pessoas do local apresentam o que existe de melhor para os visitantes, com muito respeito e vontade de fazer a viagem ser um encontro transformador.
Após três anos atuando apenas em comunidades ribeirinhas, hoje ampliamos nossos roteiros, com mais opções para que tod@s possam conhecer as tantas belezas escondidas dessa vasta Amazônia. Todos os destinos e parceiros foram cuidadosamente escolhidos e possuem a marca da Poranduba: tratamento personalizado, experiências autênticas e trocas verdadeiras, em lugares deslumbrantes da Amazônia.
O nome Poranduba foi inspirado no livro “Poranduba Amazonense”, de 1890, escrito por João Barbosa Rodrigues. Ela tem origem no Nheengatu, a língua geral dos indígenas, e significa “histórias fantásticas”; refere-se aos contos, às fábulas, aos mitos que compõe, ainda hoje, o imaginário e a cultura dos povos da Amazônia. Significa também “relação”, “sentir”, “escutar”: é a maneira que lhe convidamos para estabelecer uma conexão profunda com a Amazônia, seus povos e seus mistérios.

Esperamos que você possa viver uma história fantástica na Amazônia com a gente!
Poranduba na mídia:


Impacto Social e Ecológico
A Poranduba busca aproveitar ao máximo os recursos locais, gerar renda e entregar a melhor experiência à você. Sua visita contribui para manter a floresta em pé e colabora com diversas famílias que vivem do turismo. Recebemos poucas pessoas, para receber melhor e com menor impacto ambiental.
